O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Campeonato Paraibano 2013_Pré-temporada_ANÁLISE


Largando na frente

 
 
Torcida em bom número, no CT do clube: apresentação do novo elenco do Botafogo-PB para a temporada 2013
 

Por Edônio Alves

A pouco mais de dois meses do início do campeonato paraibano de 2013, cuja primeira rodada está marcada para o dia seis de janeiro, os principais clubes do Estado já começam montar os seus elencos visando a conquista do título e, por consequência, uma vaga garantida no calendário do futebol brasileiro para o segundo semestre do ano, através da série D do Brasileirão. Esse é um período de pré-temporada no qual quem agir primeiro em termos de contratar os melhores jogadores pode iniciar já os treinamentos de condicionamento físico e técnico para deixar o time em condições de estrear bem e se impor nesses dois itens, frente aos adversários retardatários.

Já disse aqui mesmo que futebol é planejamento, organização e talento (não necessariamente nessa ordem, claro) sendo que cada elemento desses implica o outro quando o objetivo é montar um bom time para a conquista de um título fervorosamente almejado. Esse, portanto, é rigorosamente o caso do Botafogo de João Pessoa, clube que vai completar dez anos sem títulos estaduais justamente no ano que vem. Time de massa e maior detentor de campeonatos estaduais (25 títulos ao todo), o Belo, como o chama a sua torcida, não pode de forma alguma ficar mais um ano na fila de espera para levantar a taça de melhor clube da Paraíba. Até porque depende disso a sua sobrevivência como clube de futebol de expressão no cenário nacional, condição da qual há muito tempo declinou em decorrência de fatores diversos cuja análise, no momento, não cabe aqui.

O que cabe aqui, neste momento, é justamente a análise do planejamento que a atual diretoria do clube vem fazendo para superar essa fase de quase ostracismo que o Botafogo vem atravessando há pelo menos dez anos. Sendo assim, tomemos os fatos do início dessa semana protagonizados pelo clube. O Botafogo foi a primeira agremiação a apresentar o seu elenco dentre as dez que participará do campeonato estadual do ano que vem. E não apenas foi a primeira como também está se mostrando a melhor entre elas, a julgar pelos jogadores apresentados à imprensa em comparação com os nomes aventados pelos demais clubes concorrentes.

Numa tacada só, estão aí reunidos, já de início, planejamento e talento, como fatores de organização do clube para a conquista do título do ano que vem. O talento fica por conta da aquisição de jogadores de renome no cenário do futebol nordestino e até do cenário nacional, como são os casos de Warley, ex centroavante do São Paulo e da Seleção Brasileira, e de Sandro, volante que atuou no Cruzeiro de Belo Horizonte, time que levantou a tríplice coroa com os títulos mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão do ano de 2003.

Registre-se que Warley se adaptou bem ao futebol da região, tendo sido já campeão pelo Treze e pelo Campinense, nas duas temporadas em que atuou na Paraíba. E registre-se também que ele vai ser comandado (além do elenco todo, é claro) pelo técnico Marcelo Vilar, bicampeão estadual pelo Treze em 2010 e 2011, e único treinador do futebol nordestino a suportar quatro temporadas seguidas sem perder o cargo à frente do Treze, no contexto acima citado.

Nomes como Ferreira, Isaías, Genivaldo, Sandro, Fábio Neves e Warley, junto com outros tantos como Diego Pitbull, Marcelo Pinheiro e Edgard, que integraram o elenco do clube na temporada passada, formam a força do talento novo por um lado, junto com a força do comprometimento com o clube, por outro, já que a diretoria fez questão de repatriar aqueles nomes que melhor honraram o nome da instituição no campeonato passado. Já que o clube parece estar unindo talento e planejamento nesse início dos trabalhos, falta agora a organização para dar sustentação a um objetivo para o qual muito sabiamente largou na frente, mas que só será atingido se - como complemento decorrente, e até por causa disso - rigorosamente chegar na frente. Lá na frente. E com o título estadual de 2013 debaixo do braço.

Nenhum comentário: