O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Campeonato Paraibano de 2012


Vexame de novo
BOTAFOGO PERDE CLÁSSICO PARA O AUTO ESPORTE E DEIXA O G4
Derrotado: desolação do atacate Erivelton, do Belo, depois de mais um vexame do time - foto: Cristian Uchoa
O Auto Esporte devolveu o placar da partida dos jogos de ida do primeiro turno do Campeonato Paraibano 2012, derrotando o Botafogo-PB por 2 a 1, em confronto disputado na tarde deste domingo (01), no estádio Almeidão, na capital. O resultado fez com que o Belo - que poderia ter saído do Almeidão na liderança do estadual (caso tivesse vencido) – fosse, na realidade, empurrado para fora do G4.
Em um jogo morno, sonolento, de poucas chances concretas de gols e que não fez jus ao nome do tradicional Clássico Botauto, o Auto soube jogar na falha do adversário, e levou os três pontos do embate.
A equipe da estrela vermelha, que inexplicavelmente parecia jogar sem motivação, perdeu três gandes oportunidades de abrir o marcador, com o atacante Yla, que de frente para o crime, chutou para fora.
Entretanto, quem abriu o marcador foi o Auto Esporte, aos 26 minutos da etapa inicial, com o atacante Wallason, de cabeça, após receber cruzamento na medida, dentro da pequena área. No lance do gol, o jogador se chocou com um dos postes de sustentação da rede do gol, e o derrubou.
Já no final da primeira etapa, aos 41 minutos, Jales, também de cabeça, garantiu o empate do Belo no Almeidão, o que deu maior tranquilidade a equipe para a saída do intervalo.
Para o segundo tempo, o treinador Neto Maradona, do Botafogo-PB, sacou Yla para a entrada do atacante Erivelto, que deu até maior movimentação ao ataque da equipe, passando a levar perigo ao gol alvirrubro, principalmente em jogadas de velocidade com o lateral Diego Pitbull.
No entanto, a partida retomou suas características iniciais, tornando-se sonolenta mais uma vez, com a excessão para a grande oportunidade desperdiçada por Wallason, sozinho, que esbarrou no goleiro Genivaldo.
Aos 40 minutos da etapa complementar, após arrancada de Wallason, em contra-ataque, Anderson aproveitou o cruzamento de seu companheiro de ataque, e empurrou para o fundo das redes de Genivaldo, colocando os alvirrubros na vantagem mais uma vez.
Após o gol, o time inteiro do Botafogo-PB foi reclamar com a arbitragem, alegando que a jogada originária do gol automobilista havia sido irregular, em virtude de uma suposta falta de Wallason sobre o zagueiro Rodrigo Rizo, do Botafogo-PB. O resultado da reclamação foi a expulsão do meia Wilian, do Belo.
Com um jogador a menos, a equipe da Maravilha do Contorno não conseguiu mais levar perigo ao Auto, que saiu de campo com uma vitória heróica sobre o rival, que não acontecia desde 2001, contando-se exatos 11 anos de jejum de vitórias sobre o Belo em um Campeonato Paraibano.
Com a vitória, o Auto chegou aos 13 pontos, aumentando a sua vantagem em relação ao Esporte de Patos, primeiro da zona do rebaixamento para a segunda divisão, em seis pontos. O próximo adversário do Auto será na próxima quarta-feira (04), diante do próprio Esporte de Patos, no estádio da Graça, em partida atrasada da primeira rodada da competição.
Já o Botafogo-PB, que se vencesse seria o líder do estadual, caiu para a sexta-colocação na tabela de classificação, ficando a dois pontos do G4, e três da liderança. O Tricolor da Maravilha só retorna a campo no próximo domingo (08), contra o Nacional de Patos, no estádio José Cavalcanti.

Consequências da derrota
NELSON LIRA  DESISTE DE DEIXAR A PRESIDÊNCIA DO BELO

Nelson Lira e o vice-presodente, Ricardo Prado (esquerda)
Logo após a derrota deste domingo (01), para o Auto Esporte, o presidente do Botafogo-PB, Nelson Lira, surpreendeu ao afirmar que deverá abrir mão do seu projeto político, como candidato a vereador de João Pessoa, nas eleições de outubro, para poder permanecer no comando do alvinegro da estrela vermelha.
Em virtude da lei eleitoral, o dirigente havia anunciado, ainda no mês de março, que iria renunciar à presidência do Clube para poder participar do processo eleitoral de 2012, decisão que teria que ser tomada até o prózimo dia 04. Hoje, entretanto, Nelson Lira anunciou que fica na direção do Botafogo e abre mão da sua candidatura a vereador em João Pessoa. Ver nota oficial divulgada no site oficial do clube.
Ontem, logo após o jogo, Nelson havia feito as seguintes declarações sobre a decisão que oficializou hoje:
- Diante dessa derrota do Auto Esporte, este é um caso a se pensar. Vou conversar com o nosso vice-presidente (Ricardo Prado) e fazer uma reflexão. Sei que não é o momento de tomar uma decisão, mas acho que é o de reunir as forças e de todo mundo dar o máximo de si, pois eleição é uma coisa que tem de dois em dois anos, e acho que o Botafogo, neste momento, precisa muito mais do que uma candidatura que vá me levar a um cargo eletivo – disse.
Nelson reafirmou a sua colocação e garantiu que o Clube é prioridade em relação ao seu projeto político.
- Penso sim em repensar minha permanência no Botafogo, deixar essa questão da candidatura à vereador para as próximas eleições, pois sempre tenho dito que as minhas prioridades são: a minha família, os meus negócios e o Botafogo. A política, com todo respeito que tenho aos meus eleitores, fica em um outro plano. Acho que o Botafogo está necessitando de um pouco mais de apoio e de força, principalmente nessa reta final.
Por ainda não ser uma decisão definitiva, o dirigente afirmou que até a próxima quarta-feira (04) terá uma resposta sobre a questão.
- Para aqueles que diziam que o meu interesse no Botafogo era meramente político, acho que chegou o momento de dar uma resposta, e dizer que pelo Botafogo abro mão até do meu projeto político. É uma decisão ainda a ser tomada, mas com certeza o limite para esta decisão é até a quarta-feira (04), e espero tomá-la com muita tranquilidade, ao lado da minha família, dos que fazem política comigo, e do Ricardo Prado – comentou.
Sobre a inexplicável derrota para o Auto Esporte, equipe que vem em crise financeira no Paraibano, o dirigente prometeu que se reunirá com os jogadores e a comissão técnica da equipe, para buscar algumas respostas.
- É difícil, por isso que o futebol é o esporte mais emocionante. Com todo respeito ao Auto Esporte, mas foi uma equipe que veio em crise, fazendo greve ao longo da semana. O Botafogo está com os seus pagamentos em dia e concentrando em um dos melhores hoteis da cidade. Vou me reunir com a comissão técnica, e, principalmente com os jogadores, para buscar uma resposta, saber o que está havendo, pois eu com toda a minha vivência no futebol não tenho uma explicação – concluiu. Nelson Lira, portanto, continua como presidente do Botafogo-PB.


Em Campina Grande
CAMPINENSE VENCE O TREZE APÓS JEJUM DE TRÊS ANOS

Depois de exatos três anos e um mês, o Campinense voltou a vencer o Treze, neste domingo (01), no estádio Amigão, em Campina Grande. Em um Clássico dos Maiorais quente dentro e fora de campo, a Raposa fez 2 a 1 no Galo e voltou ao G-4 do Campeonato Paraibano.
A dupla de ataque mais positiva da competição, Warley e Potita, anotaram os gols do rubronegro, cabendo ao atacante Márcio Carioca descontar para os alvinegros.
O resultado deixou o Campinense com os mesmos 24 pontos do Treze, mas em terceiro, estando à frente pelo critério de saldo de gols. Entretanto, o Galo ainda tem um jogo a cumprir, contra o Flamengo-PB, na próxima quarta-feira.
Para a Raposa, a rodada seguinte é ante o Sousa, no Sertão. A partida está marcada para domingo (8).
A última vitória do Campinense em Clássico dos Maiorais aconteceu no dia 1º de março de 2009, com Freitas e Vilar como respectivos treinadores.









Nenhum comentário: