O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

domingo, 29 de abril de 2012

Campeonato Paraibano - 2ª Fase

Segundo round
BOTAFOGO-PB VENCE O CAMPINENSE MAS DEIXA O ESTADUAL
Duelo duro em Campina Grande: Belo vence de 1 a 0, mas ficou fora do campeonato
O Botafogo-PB venceu o Campinense por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Estádio Amigão, em Campina Grande, mas, apesar da vitória, o time da Capital ficou pelo caminho no Campeonato Paraibano, já que precisava de um resultado com dois ou mais gols de diferença para se classificar.
Pelo fato de ter vencido o primeiro jogo por 3 a 2, no Estádio Almeidão, a Raposa entrou em campo podendo perder até por um gol de diferença. Só teve a sua classificação ameaçada aos 41 minutos da segunda etapa, quando o zagueiro Rogério cobrou falta com maestria no ângulo direito do goleiro Pantera e fez o único gol do clássico.
O Campinense, agora, enfrenta o Sousa em busca de se sagrar campeão paraibano de maneira antecipada, já que conquistou a fase inicial. A primeira partida entre as duas equipes será realizada nesta quarta-feira, às 20h15, no Estádio Marizão. O jogo da volta acontece no domingo, às 16h, no Amigão.
Botafogo melhor no primeiro tempo...mas faltou pontaria
A necessidade de vencer por dois gols de diferença para conseguir a classificação fez o Botafogo ir para cima desde o primeiro minuto, apostando principalmente nas voltas do lateral-direito Diego Pitbull e do atacante Edgard, que não atuaram em João Pessoa. Já o Campinense adotou a mesma postura que apresentou na primeira partida. Insistia em uma marcação forte no sistema defensivo e também nos contra-ataques puxados por Adriano Felício e Warley.
A primeira grande oportunidade botafoguense veio aos 4 minutos. Nino Paraíba apareceu bem no meio da área adversária, mas foi travado por Anderson Paulista no exato momento em que se preparava para finalizar. Logo depois, a Raposa deu o troco com Charles Vágner, que acertou um potente chute de média distância e exigiu uma boa defesa de Genivaldo. Foi um dos poucos suspiros do Campinense na etapa inicial.
Apesar de algumas boas chances criadas, o Belo só voltou a assustar de fato por volta dos 30 minutos. Na ocasião, o lateral-esquerdo Adriano Pereira, até então pouco acionado, chegou a linha de fundo e cruzou com eficiência para a grande área. A bola passou na frente de todo mundo e ninguém apareceu para completar. Aos 35 minutos, outro susto para a torcida rubro-negra. Nino Paraíba recebeu 'na medida' para abrir o marcador e isolou o chute.
Nos últimos dez minutos, o Campinense saiu mais para o jogo e passou a controlar melhor as ações. Apesar disso, chegou apenas em lances de bola parada, sempre com Renatinho Carioca. Em um deles, após escanteio cobrado pelo lateral-esquerdo raposeiro, a bola sobrou na área e o goleiro Genivaldo fez uma boa defesa.
Segundo tempo morno
Ao contrário do que se esperava, o segundo tempo foi marcado pela falta de produtividade das duas equipes. O Botafogo até se esforçava. Os jogadores demonstravam muita vontade. Mas não era o suficiente. Para se ter uma ideia, a primeira boa oportunidade só apareceu aos 18 minutos, e foi do Campinense, quando o atacante Anderson Oliveira soltou uma bomba de fora da área e a bola passou perto da trave do goleiro alvinegro.
Nem mesmo as entradas do atacante Cláudio e do lateral-direito Joílson, que, a princípio, serviriam para tornar o Botafogo mais ofensivo, trouxeram perigo ao rival. Pelo contrário. Aos 22 minutos, já era possível escutar os gritos da torcida da Raposa de “adeus, Belo”. Faltavam criatividade e paciência ao time botafoguense.
E foi preocupado justamente com esta falta de agressividade da equipe que o treinador Neto Maradona tentou a sua última cartada, aos 29 minutos. Trocou um atacante pelo outro. Colocou Erivelto na vaga de Edgard, que não foi bem em campo. Pouco adiantou. O panorama do duelo permaneceu o mesmo.
Aos 41 minutos, porém, o Bota colocou em xeque a classificação do Campinense. O zagueiro Rogério acertou uma bela cobrança de falta, no ângulo direito do goleiro Pantera, e colocou fogo nos momentos finais do clássico.
O coro de “adeus, Belo” iniciado pela torcida do Campinense ainda na metade do segundo tempo parecia prever o que aconteceria ao final da partida. O Botafogo deu adeus ao Campeonato Paraibano 2012. A Raposa segue viva e cada vez mais perto de conquistar o título estadual, algo que não acontece há quatro anos.

Campinense 0 x 1 Botafogo-PB
CAMPINENSE: Pantera, Breno, Ben-Hur e Diego Padilha; Mádson, Charles Vágner, Anderson Paulista, Adriano Felício (Sidnei) e Renatinho Carioca; Anderson Oliveira (Marquinhos Marabá) e Warley (Henrique)


BOTAFOGO: Genivaldo, Diego Pitbull, Rogério, Henrique e Adriano Pereira (Joílson); Diego Fernandes (Cláudio); Izaías, Nino Paraíba e Leomir; Edgard (Erivelto) e Jales
Técnico: Freitas NascimentoTécnico: Neto Maradona
Gol: Rogério, aos 41 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Breno (Campinense). Diego Pitbull, Henrique, Izaías e Leomir (Botafogo)
Local: Estádio Amigão (Campina Grande); Competição: Campeonato Paraibano, segunda fase; Árbitro: Adalberto Moésia, auxiliado por Kildenn Tadeu e Broney Machado
SOUSA VENCE O TREZE NO AMIGÃO E PEGA O CAMPINENSE

O Treze não conseguiu segurar o Sousa no sábado, no Estádio Amigão, em Campina Grande, e acabou sendo eliminado do Campeonato Paraibano 2012. Com um contra-ataque mortal, o Dinossauro fez 3 a 1 no Galo e se classificou à final do cruzamento olímpico.
Antes da partida, na entrada das delegações no estádio, um verdadeiro clima de guerra. Integrantes da diretoria do Sousa foram barrados no portão de acesso e as equipes de segurança dos dois clubes trocaram empurrões.
Dentro de campo, o abafa do Treze não funcionou e as trocas rápidas de passes do alviverde foram mais eficientes.

Tanto que aos nove minutos, após bonita tabela, Esquerdinha deixou Eduardo Recife livre na área para abrir o placar: 1 a 0.
No minuto 34, o Sousa aproveitou rebote de escanteio e foi a vez de Camilo cruzar para Esquerdinha ampliar: 2 a 0.
A reposta do Galo veio no último lance da primeira etapa. Manu sofreu pênalti, que Vavá cobrou e fez 2 a 1.

No segundo tempo, os sertanejos precisaram de 19 minutos para liquidar a fatura. Em mais um contra-ataque mortal, Eduardo Recife disparou pela direita e tocou para Vitinho. O atacante bateu firme e fechou o placar: 3 a 1.
O Sousa, agora, vai fazer a final da segunda fase com o Campinense, que perdeu para o Botafogo-PB, também em casa, por 1 a 0, mas se classificou porque jogou podendo perder por até um gol de diferença.

Ficha técnica: Treze x Sousa

Data: 28/04/2012
Local: Estádio Governador Ernani Sátyro – “O Amigão”
Competição: Campeonato Paraibano – Semi-finais (2ª partida)
Arbitragem: José Renato (CBF/João Pessoa)
Auxiliares: Luis Felipe (CBF/João Pessoa) e Oberto Santos (CBF/Santa Rita)
Treze: Beto, Ferreira (Celso), Anderson, Saulo (Neto Maranhão) e Adalberto; Amaral Rosa, Carlos Alberto e Doda; Yerien (Márcio Carioca), Manu e Vavá.
Técnico: Marcelo Vilar
Sousa: Anderson, Eduardo Recife, Alisson, Aderaldo e Camilo; Xinho, Jeferson (Ivson), Misso e Willians; Vitinho e Esquerdinha (Juninho).
Técnico: Suélio Lacerda
Cartões amarelos: Xinho (S), Aderaldo (S), Amaral Rosa (T).
Gols: Eduardo Recife, Esquerdinha e Vitinho (Sousa). Vavá (Treze).


Nenhum comentário: