O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Copa do Mundo 2011 - Futebol feminino

Clássico da categoria
BRASIL QUER SE LIVRAR DA 'SÍNDROME DO 1º TEMPO' E VENCER OS EUA



Se no futebol masculino um jogo entre Brasil e Estados Unidos não atrai tanta atenção, entre as mulheres o confronto pode ser considerado um dos maiores clássicos. Antes do próximo jogo entre os dois times, neste domingo, às 12h30 (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo, a seleção brasileira precisa se livrar da “síndrome do primeiro tempo” e, com isso, tentar diminuir a vantagem histórica das rivais. Em 23 partidas ao longo dos anos, os Estados Unidos ganharam simplesmente 19 vezes. As brasileiras foram melhores em apenas duas oportunidades e ainda ocorreram dois empates.
Diante dessa superioridade numérica em um dos mais badalados clássicos do futebol feminino, o Brasil ainda tem de se preocupar em melhor um aspecto. Apesar de fazer a melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido, o time do técnico Kleiton Lima tem, repetidamente, demonstrado muitas falhas nos 45 minutos iniciais dos jogos, fato já destacado pelo grupo.
“O primeiro tempo normalmente é estudado. Temos propostas de jogo para o ataque, a defesa, e ainda esperamos um encaixe, mas sempre acontecem surpresas. Os intervalos têm sido importantes, elas têm ficado atentas ao que falamos e correspondido no segundo tempo”, explicou o treinador brasileiro.
Nas três primeiras partidas, contra Austrália, Noruega e Guiné Equatorial, a seleção brasileira conseguiu marcar apenas um dos seus sete gols no primeiro tempo. Por outro lado, quatro deles foram feitos nos primeiros 10min da segunda etapa, o que mostra o resultado da conversa no vestiário.
“Na próxima fase precisamos de concentração durante os 90 minutos. Temos de melhorar no primeiro e ter um jogo técnico, que é o que sabemos fazer, e não querer decidir as coisas logo”, completou Kleiton Lima.

Nenhum comentário: