O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - 17ª Rodada

Quase campeão
TREZE VENCE O MIRAMAR E A PRIMEIRA FASE
 DO CAMPEONATO PARAIBANO
Foto: Edônio Alves
Invicto e candidato ao título: Treze faz uma campanha irretocável na primeira fase do campeonato paraibano de 2011
A 17ª rodada do Campeonato Paraibano que se encerra hoje (25) com o jogo entre o Esporte, de Patos, e o CSP, de João Pessoa, na Arena da Graça, teve ontem o Treze Futebol Clube como o vencedor da primeira fase da competição. Ao vencer o Miramar, de Cabedelo, pelo placar de 2 a 1, nesse domingo, na Arena da Graça, o Galo da Borborema não só chegou invicto aos 41 pontos como também ganhou o direito de decidir o estadual com o eventual vencedor da segunda fase, que será definido nas partidas entre os quatro melhores times dessa fase de pontos corridos em que chegou em primeiro lugar.
Os gols do Treze, na partida de ontem, foram marcados por Warley e Cléo, enquanto Robinho assinalou para o Miramar, que vendeu caro o resultado da partida.
Para quem pensou que seria um jogo fácil para o Galo pelo fato de o Tubarão não ter vencido uma partida sequer ao longo de todo o campeonato estadual, o jogo entre os dois times foi uma surpresa só.
A equipe de Cabedelo percebeu o nervosismo do Treze, que tinha responsabilidade maior em vencer o embate, e endureceu a partida. A sorte do Galo foi o adversário desse domingo não ter qualidade no ataque. Só após os primeiros vinte minutos, contudo, foi que o Treze acordou para o trabalho e equilibrou as coisas em campo. Ao final, o placar de 2 a 1 para o Galo recolocou tudo no devido lugar e o time de Campina Grande pôde sair campeão da primeira fase do paraibano, ficando, agora, a espera do seu adversário no quadrangular final da competição.
Na última rodada do estadual, no domingo (01), o Treze joga com o Nacional em Patos, enquanto o Miramar faz o jogo dos rebaixados com a Desportiva, no Estádio Sílvio Porto, em Guarabira.
Ficha Técnica
Treze: Marcello Galvão, Weverson (Márcio Pinho), Anderson, André Lima e Celico; Fábio Oliveira, Nata e Doda; Cléo, Warley (João Paulo) e Vavá (Vaninho). Técnico – Marcelo Vilar
Miramar: Fenando, Esquerdinha (Caio), Robson, Juninho e Pablo; Jó (Jeferson), Márcio, Rafael e Robinho; Alex (Ébano) e Chico. Técnico – Ailton Alves
Árbitro – Eder Caxias
Assistentes - Jordane Reis e Damião dos Santos

CAMPINENSE BATE O BOTAFOGO POR 4 a 2
 E SE CLASSIFICA PARA A SEGUNDA FASE

Na partida realizada no estádio Amigão, em Campina Grande, entre o Botafogo e o Campinense, nesse domingo, a novidade foi a quebra do tabu de dois anos sem que a Raposa conseguisse vencer o Botafogo. O Campinense não só venceu como aplicou uma goleada de 4 a 2 no time da capital do Estado.
O jogo, que teve um baixo público, foi equilibrado, mas o Campinense soube aproveitar suas oportunidades, carimbando sua vitória em três lances capitais advindos de falhas do meio campo do Botafogo. Jonatas e Nerylon, além de Renato Santiago, duas vezes, foram os marcadores dos gols da Raposa. Já os dois zagueiros Henrique e Ricardo Mamborê marcaram os gols do time pessoense, que sentiu, mais uma vez, a ausência de um ataque eficiente.
Com esse resultado, o Campinense se confirma na terceira colocação do G4, possuindo chances de assumir a vice-liderança, desde que o CSP não vença o Esporte de Patos no jogo dessa segunda-feira, em João Pessoa.
O Botafogo, por outro lado, não mais poderá alcançar a 3ª colocação no quadrangular final do estadual. A equipe ainda não está matematicamente classificada para a próxima fase da competição, sendo ainda ameaçada pelo Esporte, de Patos. Isso quer dizer que se o Esporte derrotar o CSP, hoje, na Arena da Graça, decidirá a última posição no G4 diante do próprio Botafogo, no domingo (01), no estádio Almeidão. Se o contrário acontecer, isto é, caso a equipe sertaneja não vença ou apenas empate com o CSP, hoje, o Botafogo estará matematicamente classificado e apenas cumprirá tabela diante do Patinho do sertão, no próximo domingo.

DESPORTIVA CAI PARA A SEGUNDA DIVISÃO
 AO EMPATAR COM O AUTO ESPORTE
A Desportiva Guarabira é a segunda equipe rebaixada para a segunda divisão do Campeonato Paraibano em 2012. Depois de empatar com o Auto Esporte por 3 a 3, a equipe de Guarabira se une ao Miramar de Cabedelo para as disputas da segunda divisão do Estadual do ano que vem. O embate entre as equipes ocorreu na tarde do sábado (23), no estádio Leonardo da Silveira, a Arena da Graça, em João Pessoa.
Mesmo diante desse contexto, contudo, não faltou emoção na partida. As duas equipes buscaram o tempo inteiro chegar ao gol, pois para ambos valia a vaga na elite do Futebol Paraibano de 2012. Melhor mesmo para o Auto Esporte, que com o empate chegou aos 15 pontos na competição, não podendo mais ser alcançado nem pelo Miramar nem pela Desportiva, os desafortunados do paraibano de 2011.
Neto Bolacha, duas vezes, e Romarinho fizeram a alegria dos alvirrubros pessoenses, marcando os gols da equipe automobilista. Já Ebinho, também duas vezes, e Josivan, tentaram evitar o rebaixamento do Azulão de Guarabira, marcando os gols do time do brejo.
Agora, a Desportiva e o Miramar se enfrentam na última rodada apenas para cumprir tabela na competição, em jogo marcado para o próximo domingo, no estádio Silvio Porto, em Guarabira.

SOUSA VENCE O NACIONAL EM DESPEDIDA
 DE AMBOS DO ESTADUAL DE 2011
Abrindo a 17ª rodada do estadual desse ano na quinta-feira (21), Nacional e Sousa se enfrentaram no estádio José Cavalcanti, em Patos, diante de um fraco público para uma partida de baixo nível técnico e sem objetivo algum a ser alcançado na competição.
É que as duas equipes já não lutavam por mais nada no campeonato e apenas cumpriram tabela. Mesmo assim, quem se deu bem foi o Sousa, que com gols de Somália, duas vezes, Juninho e Esquerdinha, venceu o Nacional por 4 a 2, saindo do campeonato pela porta de entrada. Para o Nacional, por outro lado, Du e Cal marcaram os gols de descontos no placar.
A equipe do Sousa encerrará sua participação efetiva no campeonato no domingo, primeiro de maio, diante do Auto Esporte, em Sousa. Já o Nacional faz sua despedida também efetiva do estadual no mesmo domingo, diante do líder invicto Treze, no estádio José Cavalcanti, em Patos.

Nenhum comentário: