O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - 15ª Rodada

Clássicos da capital
BOTAFOGO VENCE O CSP E SE CONSOLIDA ENTRE OS PRETENDENTES
 AO TÍTULO DO ESTADUAL
Foto: Edônio Alves
Vitória da defesa: Léo Oliveira (Esq.) e Ricardo Mamborê, que fez o segundo gol, garantiram o resultado contra o CSP
Fechando a 15ª rodada do campeonato paraibano nessa quinta-feira (14), o Botafogo venceu o CSP por 2 a 1 e praticamente assegurou a sua vaga entre os quatro melhores times que disputarão o título estadual de 2011. Com a derrota, por outro lado, o CSP perdeu a chance de superar o Treze em número de pontos e assumir a liderança do campeonato.
Voltando à partida de ontem, o Botafogo e o CSP travaram um importante duelo para o futuro das equipes no estadual. O Belo precisava da vitória para se tranqüilizar mais na classificação e abrir uma vantagem considerável em relação ao Sousa, pretendente à última posição do G4, que hoje é ocupada pelo time de João Pessoa. O CSP, como já frisamos, teve ontem uma oportunidade de ouro. Se vencesse, passaria o Treze e assumiria a ponta de cima da tabela, posição importante no objetivo de vencer o título estadual, já que na segunda fase teria todas as vantagens possíveis para a decisão do campeonato. A expectativa era, portanto, de um bom espetáculo, mas isso só se viu durante a primeira etapa da partida entre as duas equipes.
Com dois desfalques importantes no time (as ausências dos laterais, Rogerinho, machucado, e Walber, suspenso), o técnico do Botafogo, Paulo Moroni, teve que improvisar um esquema tático que suprisse a falta desses dois jogadores em campo. O resultado disso foi que o time apresentou uma debilidade muito grande pelos lados do campo, que o CSP só não aproveitou porque também não fez uma atuação a altura do seu já reconhecido bom futebol.
A má exibição das duas equipes no segundo tempo, contudo, não deixou o jogo sem emoções. Foram várias as chances de gols perdidas de parta a parte. Além, é claro, da já conhecida atuação excepcional do goleiro do Botafogo, Genivaldo, que impediu a todo custo o empate sempre iminente da equipe do CSP. Todavia, não foi isso o que aconteceu e com gols de Marquinhos Alagoano e Ricardo Mamborê, o Belo venceu por 2 a 1 um jogo bom, porém cheio de altos e baixos. O CSP ainda diminuiu com o atacante Da Silva e chegou a perder uma penalidade máxima com o capitão Tazinho, que chutou para fora.
Com a vitória o alvinegro da estrela vermelha continua na quarta posição somando 27 pontos. Na próxima rodada, o Belo enfrenta o Treze, em Campina Grande, no domingo, no chamado Clássico Tradição. Já o CSP, com a derrota, segue na vice-liderança com 33 pontos, dois a menos que o Galo. O Tigre agora enfrenta, também no domingo, o Auto Esporte Clube, em João pessoa. As partidas acontecem às 16h00, horário de Brasília.
CAMPINENSE BATE O AUTO ESPORTE
O Campinense recebeu o Auto Esporte, na tarde de ontem, no estádio Amigão, em Campina Grande – em jogo também valido pela 15ª rodada do estadual – e conseguiu impor um placar de 3 a 2 contra o time da capital. Com a vitória, o Campinense praticamente se garantiu na segunda fase do Paraibano, com 28 pontos, junto com o Botafogo. O rubro-negro ocupa a 3ª colocação na tabela de classificação, enquanto o Auto Esporte continua com 13 pontos, no 8º lugar, correndo ainda o risco remoto de ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato do ano que vem. Os gols da partida foram marcados por Samir, Marcelinho e Nilson Pernambucano, para o Campinense, e Romarinho e Lee, para o Auto Esporte.
Jogos da quarta-feira:

TREZE E SOUSA EMPATAM SEM GOLS

No principal jogo realizado na quarta-feira (13) pela da 15ª rodada, as equipes do Sousa e do Treze ficaram no empate sem gols. Com esse resultado, ambas as equipes permanecem em suas respectivas posições na tabela: o Treze continua líder e invicto, com 35 pontos, e o Sousa na 5ª colocação do estadual com 20 pontos somados. Na próxima rodada, no domingo, o Dinossauro enfrenta o Esporte, na cidade de Patos, às 16h00, no estádio José Cavalcanti, enquanto o Treze recebe o Botafogo, também às 16h00, no Estádio Ernani Sátyro, o Amigão, em Campina Grande.
NACIONAL VENCE A DESPORTIVA
No estádio José Cavalcanti, em Patos, o Nacional recebeu a Desportiva Guarabira, também na quart-feira, e não encontrou dificuldades para vencer a partida. O jogo começou fácil para a equipe alviverde, que logo no início meteu uma bola na trave em jogada de Jefferson. A Desportiva ainda ameaçou um pouco, mas sem sucesso. Os gols só vieram no fim da primeira etapa. O atacante Eduardo Rato marcou aos 40 minutos e Du fez o mesmo aos 44 do primeiro tempo, dando números finais ao placar do jogo. Com a vitória, o Nacional chegou aos 19 pontos, ainda com chances matemáticas para entrar no G4. Já a Desportiva continua com 5 pontos e só por um milagre escapa da segunda divisão do campeonato paraibano do ano que vem.
MIRAMAR PERDE MAIS UMA E JÁ ESTÁ REBAIXADO
A partida entre o Miramar, de Cabedelo, e o Esporte, de Patos, também realizada na quarta, na Arena da Graça, pela 15ª rodada do estadual, teve como resultado a derrota do Miramar por 2 a 0 e o seu rebaixamento antecipado para a segunda divisão do estadual do ano que vem. Com gols de Delany e Enercino, portanto, o alvirrubro de Patos venceu tranquilamente o pior time do Paraibano de 2011. Com a vitória, o Esporte chegou aos 20 pontos ganhos e começa também a voltar a sonhar com uma vaga no G4 da tabela de classificação. Na próxima rodada, o Miramar apenas cumpre tabela ao enfrentar o Nacional de Patos, em João Pessoa, no sábado. No domingo, por sua vez, o Esporte recebe em casa o time do Sousa, num jogo que promete pegar fogo e tirar um dos dois times da luta pelo G-4 e, por conseguinte, da luta pelo título de 2011.






Nenhum comentário: