O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seleção Brasileira - Copa 2014

BRASIL VENCE SEGUNDO AMISTOSO
 SOB O COMANDO DE MANO MENEZES

Enfrentando um calor mais de 30ºC na noite de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, a nova seleção brasileira, comandada por Mano Menezes, teve mais dificuldade do que previa para superar o Irã por 3 a 0 nesta quinta-feira (07). O gol mal anulado de Gholami no começo do jogo teve influência direta no resultado. Assim como o excesso de erros do Brasil, ainda em formação. Nem o fato de repetir o esquema da estreia (vitória por 2 a 0 sobre os EUA) e a escalação do jogo-treino em Barcelona amenizou as falhas.
Mas os destaques positivos foram mais numerosos. Daniel Alves segue como arma importante na bola parada e abriu o placar no primeiro tempo em falta muito bem cobrada. Alexandre Pato desperdiçou alguns lances, mas deixou sua marca. Thiago Silva foi muito seguro: ainda garoto, atua como “veterano” de seleção após viver uma Copa do Mundo. E Elias não sentiu o peso da estreia, dando assistência para o gol de Pato. Nilmar também entrou bem, criou boas chances e marcou seu gol no fim do jogo.
Antes que tudo isso acontecesse, porém, o Brasil sofreu com os sustos. A intenção de Mano era pressionar o Irã no começo para abrir o placar logo e deixar o jogo aberto. O gol até saiu antes dos 15min, mas a ajuda do juiz e a habilidade de Daniel Alves contaram mais do que qualquer estratégia traçado pelo treinador.
O cenário foi bem diferente do previsto por Mano. Quem pressionou desde o início foi o Irã. O time asiático sufocou o Brasil com uma marcação adiantada e fez até 1 a 0, no gol mal anulado de Gholami. Por sorte dos brasileiros e incompetência do árbitro Fareed Ali, um impedimento foi marcado de maneira errada.
A dificuldade fez Mano tentar de tudo. Chamou Robinho para o lado esquerdo, tentou Philippe Coutinho na esquerda, depois Carlos Eduardo aberto. Quem resolveu, contudo, foi Daniel Alves, em cobrança de falta perfeita na primeira finalização brasileira no amistoso, aos 14min.
Na volta do intervalo, Mano começou a mexer no time. A entrada de Elias deu novo gás ao meio-campo. Philippe Coutinho, em noite apagada, nada produziu no primeiro tempo e foi substituído. O Brasil melhorou na frente, mas ainda cedeu espaços atrás. No maior vacilo de todos, Nekonam aproveitou bobeada na área e acertou a trave. Ramires salvou na sequência.
Com fôlego novo depois de várias substituições, o Brasil fez a qualidade técnica prevalecer no ataque. O goleiro Rahmati fez três defesas decisivas. Homem de confiança de Mano no Corinthians, Elias entrou bem e deu a assistência para o gol de Pato aos 23min, depois de tabela com Nilmar, de volta após a Copa. Aí foi mais fácil para o Brasil controlar a partida, com direito ao terceiro gol, de Nilmar, nos acréscimos, e assim comemorar sua segunda vitória com Mano, após suar muito, em todos os sentidos.



Nenhum comentário: