O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Campeonato Paraibano 2011 - 1ª Rodada

CAMPEONATO PARAIBANO INICIA COM UMA NOTA TRISTE
 E VACILO DO BOTAFOGO
Fotos: Edônio Alves


Recomendação da Federação Paraibana de Futebol: homenagem póstuma em todos os estádios na 1ª rodada
Iniciado com uma nota triste – homenagens em todos os estádios para dois dos maiores narradores de futebol do rádio paraibano, Ivan Thomaz e Joselito Lucena, que faleceram no fim de semana – o campeonato paraibano teve, nesse domingo (06), cinco jogos pela sua primeira rodada. Terminados os jogos, o Treze, de Campina Grande, saiu na frente na classificação, uma vez que goleou em casa o Auto Esporte, de João Pessoa, por 4 a 0, em partida realizada no estádio Amigão. O Campinense Clube também fez a sua parte e venceu o Esporte, da cidade de Patos, por 3 a 2, jogando fora de casa, no estádio José Cavalcanti. O Sousa também venceu o time do Miramar, de Cabedelo, por 2 a 1, e fecha o bloco dos líderes na tabela de classificação. Entre os times da capital, só o CSP obteve um resultado considerado relativamente bom, já que empatou com a Desportiva Guarabira, fora de casa. A decepção, mais uma vez, ficou por conta do Botafogo, que cedeu o empate numa partida que vencia até os 47 minutos do segundo tempo. O Nacional, de Patos, é que comemorou muito, uma vez que com o placar de 1 a 1 contra o Botafogo, em João Pessoa, na Arena da Graça, saiu com um precioso pontinho num jogo já dado por perdido.

PAULO MORONI ESTRÉIA COMO TÉCNICO
 DO BELO EMPATANDO EM CASA
Zagueiro, Henrique fez as vezes de atacante e marcou para o Botafogo, mas no final o time cedeu o empate

Jogando pela abertura do Campeonato Paraibano 2011, o Botafogo recebeu o Nacional de Patos na Arena da Graça, em João Pessoa. O resultado não foi bom para o time da casa: empate em 1 a 1 com gols marcados por Henrique, para o Botafogo, e Dú, para o Nacional. Considerando que a equipe de Patos praticamente não fez pré-temporada, o resultado foi de bom tamanho para o Canário do Sertão. Já o Botafogo apresentou os mesmos erros da pré-temporada e acabou deixando de ficar no bloco dos primeiros colocados da competição, já que perdeu dois pontos com o empate.
A estréia do técnico Paulo Moroni, entretanto, não pode ser considerada desastrosa, uma vez que ele só teve tempo de treinar o time duas vezes, e muitos dos jogadores do elenco do Belo ele sequer conhece. Mesmo assim, o time já jogou com mais motivação e apresentando sinais de uma organização tática em desenvolvimento. Os erros vieram do ataque, que teve pelo menos três chances claras de matar o jogo e não o fez. O jogador Peixinho, que entrou no lugar de Edmundo - muito bem marcado e, por isso, ineficiente no jogo – perdeu um gol com a trave livre e sem goleiro, por exemplo. Por outro lado, a defesa do Botafogo, muito lenta e pesada, não conseguiu acompanhar a velocidade do ataque do Nacional, comandado pelo bom garoto Dú, que empatou o jogo aos 47 minutos do segundo tempo de jogo. Agora, Paulo Moroni vai ter que dizer para que veio, consertar o revés e acertar o time para os próximos jogos porque a torcida não tolera mais derrota alguma dentro de casa. A primeira coisa a fazer, a julgar pelo desempenho do time na pré-temporada e esse início de campeonato, é voltar imediatamente a jogar no estádio Almeidão porque realmente o Belo não sabe jogar em campo pequeno, reduzido, que só beneficia os times menos técnicos, que mais destroem do que constroem em termos de concepção de jogo. Na próxima rodada, a equipe comandada pelo gaúcho Paulo Moroni enfrenta o Miramar, outra vez na Arena da Graça, enquanto o Nacional joga com o CSP, em Patos, no estádio José Calvacanti. Se quiser continuar trabalhando em paz, Paulo Moroni já sabe o que fazer: tem que sair de campo na próxima quinta-feira com uma vitória a qualquer custo. Vamos esperar para ver.
Ficha técnica:
Botafogo 1x1 Nacional de Patos
Local – estádio da Graça
Horário – 16h
Cidade – João Pessoa
Árbitro – Jefferson Rafael
Assistentes – Felipe Messias e Linaldo Baracho
Gols: Henrique (Botafogo) e Dú (Nacional)





Nenhum comentário: