O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Campeonato Brasileiro_Série C_Primeira fase_6ª RODADA_Botafogo-PB


Derrota feia
BOTAFOGO-PB É GOLEADO POR 4 a 1,
MAS CONTINUA VICE-LÍDER DO GRUPO A

Com Globoesporte.com/pb
Jogadores do Cuiabá comemoram goleada inesperada sobre o Botafogo em pleno Almeidão

O Cuiabá não marcava um gol sequer há três partidas. O Botafogo-PB, por sua vez, vinha invicto na Série C e com um retrospecto amplamente favorável jogando na Paraíba, onde só perdeu duas vezes em 2014. Tudo isso, no entanto, não foi capaz de parar o Dourado. Com uma atuação impecável, especialmente de Eder Sciola, o time mato-grossense goleou o campeão da Série D por 4 a 1 e, de quebra, entrou para o G-4 do Grupo A.
 A derrota só não trouxe maiores consequências para o Botafogo porque os resultados da rodada ajudaram e o time segue na zona de classificação. Mas acendeu o sinal de alerta na Maravilha do Contorno para as finais do Campeonato Paraibano e também para a retomada da Série C, após a Copa do Mundo.
Cuiabá encontra o mapa da mina
Pressionado pelas quatro partidas sem vitória na Série C, o Cuiabá começou a partida disposto a surpreender o Botafogo-PB. E logo encontrou o mapa da mina: a ala esquerda. Aproveitando o fato da falta de ritmo do lateral direito Toninho, que fora confirmado minutos antes da partida no lugar do titular Ferreira, o Cuiabá marcou logo dois gols no primeiro tempo.
Aos 19, Gilsinho lançou Ruan, que cruzou na medida para Eder Sciola só tocar para as redes de Genivaldo. E, aos 27, com os mesmos personagens em ação: de Ruan para Eder, e novamente o Cuiabá chegava ao gol, que praticamente definiu a partida.
Na tentativa de reorganizar o time botafoguense, o técnico Marcelo Vilar tirou Toninho e colocou o volante Izaías. Até que deu certo. O time paraibano melhorou e até teve chance de marcar. Primeiro aos 35, com Lenílson, que soltou a bomba para grande defesa de William Alves. Depois, aos 42, André Lima teve a chance de diminuir após falta cobrada por Pio.
Goleada com um a menos
A reação do Botafogo-PB nos últimos 15 minutos do primeiro tempo deu a falsa impressão de que o time paraibano poderia ameaçar a vitória do Dourado. Engano. E os mato-grossenses trataram logo de esfriar o ânimo do adversário com um gol logo aos 2 minutos. E de novo com ele, Eder Sciola, o nome da partida.. Dessa vez, ele aproveitou uma falta cobrada por Gilsinho e fez de cabeça.
O lance que poderia mudar a história do jogo veio cinco minutos depois. Bosco, que já tinha o cartão amarelo, fez falta dura e acabou expulso. Na cobrança, Pio soltou a bomba e no rebote do goleiro Willian Alves, saiu o gol botafoguense, marcado por Izaías.
A torcida que já estava deixando o Almeidão voltou a acreditar na reação. Frontini, de fora de área, quase marca aos 11. Ao invés disso, quem voltou a balançar as redes foi o Cuiabá. E com um golaço de Gilsinho. Ele soltou a bomba no ângulo de Genivaldo e marcou o quarto gol aos 15 minutos.
A partir daí, o Botafogo seguiu pressionando - mais por uma obrigação protocolar do que propriamente com o pensamento de reagir. Já o Cuiabá, explorando os contra-ataques, também deve chances de marcar. Na melhor delas, aos 26, Genivaldo salvou um chute de Moisés à queima-roupa.
No mais, a vitória do Cuiabá foi justa e mostrou que nada está definido no Grupo A.
VER ANÁLISE DA PARTIDA EM:


Nenhum comentário: