O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Campeonato Paraibano - Finais - 1ª Partida


SOUSA E CAMPINENSE FICAM NO 1 a 1 E TÍTULO SÓ NO DOMINGO
Com Globoesporte.com/pb
O Campinense conseguiu um grande resultado no primeiro jogo da final do Campeonato Paraibano, ao empatar por 1 a 1 com o Sousa, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Marizão, em Sousa. O gol da Raposa foi marcado por Ben-Hur, enquanto que Eduardo Rato anotou para os sousenses, ambos no primeiro tempo.
Agora para se sagrar campeão paraibano de 2012, o Rubro-negro só precisa empatar por qualquer placar a partida de volta, domingo, no Estádio Amigão. Ao Sousa, cabe repetir o feito da final da segunda fase, quando bateu o Campinense dentro de casa, para comemorar o seu terceiro título da história.
Início truncado, mas um gol para cada lado
O jogo começa truncado, mas a partir dos cinco minutos, o Sousa começa pressionar o Campinense. Na primeira investida, Misso avança e toca para Eduardo Rato, mas o atacante chuta sem perigo. A resposta do rubro-negro é imediata. Renatinho chuta, mas Alysson coloca para escanteio. O mesmo Renatinho cobra e a zaga afasta o perigo.
Aos 11 minutos, a Raposa tem uma chance de gol. Anderson Paulista puxa o contra-ataque e passa para Potita, que chuta forte, mas a bola passa rente a trave do goleiro Anderson.
Passado o susto, o Dinossauro tenta dominar as ações. Mas aos 14 minutos é obrigado a fazer a sua primeira mudança. Misso se machuca e é substituído por Juninho. A partida segue com o time raposeiro bem melhor dentro das quatro linhas. Aos 17 minutos, Renatinho bate falta e a bola acaba acertando a trave e sai para tiro de meta.
Mas o Sousa não se abala e chega ao primeiro ao gol. Xinho avança e cruza para Eduardo Rato, que sobe mais que a zaga da Raposa e cabeceia sem chances para o goleiro Pantera. Sousa 1 a 0 Campinense, aos 20 minutos. Animado, o Dinossauro quase amplia. William chuta forte de fora da área assustando o goleiro Pantera.
A equipe raposeira procura se reorganizar em campo em busca do empate. Em contra-ataque, Warley avança e sofre falta perto da área. Renatinho vai mais uma vez para cobrança e enche o pé, mas a bola passa por sobre o gol do Sousa.
Já o time sousense mantém a pressão, e em contra-ataque, Eduardo Rato tem a chance de ampliar o placar, mas Pantera faz grande defesa, aos 35 minutos. Mas o Campinense estava vivo em campo e chega ao gol de empate, aos 38 minutos. Madson avança pela direita e cruza, a zaga observa e o capitão Ben-Hur aparece para cabecear para dentro do gol de Anderson. Campinense 1 a 1 Sousa.O gol deixa o time de Freitas animado. Em novo contra-ataque, Adriano Felício e Potita trocam passes e o atacante acaba chutando com perigo, mas o goleiro Anderson faz bela defesa.
Segundo tempo insosso
Na volta para o segundo tempo, os dois times não mudam. Quando a bola volta a rolar, time da Raposa tem falta logo a um minuto. Xinho recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. Renatinho levanta, mas a arbitragem marca impedimento.
Os dois times parecem não se arriscar tanto, como na etapa anterior. Somente aos 10 minutos o Campinense chega na área do Sousa, mais uma vez em cobrança de falta com Renatinho, porém sem perigo. Após o lance, o jogo parece esquentar.
Escanteio para a Raposa. Potita recebe e chuta, mas a bola sobra para Adriano Felício, que acerta bomba e o goleiro Anderson manda para escanteio. Na sequência, o lateral cobra e o goleiro Anderson salva de novo. Em contra-ataque, Eduardo Rato chuta e acerta a trave.
O Campinense faz sua primeira mudança. Potita sai para entrada de Anderson Oliveira, aos 25 minutos. O Sousa também muda. Renan entra em lugar do lateral Rafael, machucado.
O jogo melhora. Anderson Oliveira perde a bola e dá contra-ataque. Xinho avança e sofre falta. Na cobrança, William chuta. O goleiro defende, mas no rebote Xinho chuta por cima do gol de Pantera.
Aos 36 minutos, o Sousa reclama pênalti em Eduardo Rato. O presidente licenciado Aldeone Abrantes e o técnico Suélio Lacerda reclamam e insinuam que o árbitro José Renato está “roubando”. Mas o jogo segue com os times tentando marcar o gol da vitória.
Nos minutos finais o Campinense recua para defender o empate. O Sousa pressiona timidamente, mas não consegue mudar o resultado da partida.

 SOUSA 1 X 1 CAMPINENSE
SOUSA: Anderson, Rafael (Renan), Alisson, Aderaldo e Esquerdinha; Xinho, Ivson, Misso (Juninho) e William; Eduardo Rato (Cléber) e Vitinho.
CAMPINENSE: Pantera, Madson, Breno, Ben-Hur e Renatinho Carioca; Charles Wagner, Diego Padilha, Anderson Paulista e Adriano Felício; Warley (Marquinhos Marabá) e Potita (Anderson Oliveira).
Gols: Eduardo Rato aos 21 e Ben-Hur aos 38 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos: Xinho e Ivson (Sousa); Ben-Hur e Warley (Campinense).
Local: Estádio Marizão, em Sousa. Competição: Campeonato Paraibano - Final (jogo de ida). Árbitro: José Renato

Nenhum comentário: