O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Campeonato Paraibano 2014_Semifinais_1° Jogo


Primeiro passo
BOTAFOGO-PB VENCE O CSP NA PRIMEIRA PARTIDA DAS SEMIFINAIS


Com Globoesporte.com/pb

O Botafogo-PB saiu na frente nas semifinais do Campeonato Paraibano. O Belo aproveitou quinze minutos de pane do time do CSP, no primeiro tempo, para marcar dois gols e sair com a vitória na primeira partida do mata-mata. O placar de 2 a 1 acabou deixando a disputa aberta para se conhecer o finalista.
Com um público pequeno no Almeidão, o Belo viu o CSP dominar a maior parte do jogo e transformar o goleiro Genivaldo no melhor jogador em campo. Mas, numa bobeira da zaga do Tigre, acabou sendo premiado com um pênalti de Alexandre em cima de Doda, convertido por Pio aos 27 minutos do primeiro tempo. Cinco minutos depois, Frontini fez o segundo. A pane do time celeste ainda permitiu o Botafogo ter outras chances de marcar no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Tigre colocou os nervos no lugar e mais uma vez pressionou o Botafogo. E depois de tanto insistir, dessa vez acabou achando um golzinho no final da partida, através de Hélio Paraíba.
A decisão do finalista vai acontecer na quarta-feira, mais uma vez no Almeidão. O Botafogo tem a vantagem do empate. Já o CSP se classifica com uma vitória simples.
CSP domina, mas quem marca é o Botafogo
Para quem esperava que o Botafogo fosse tomar a iniciativa da partida desde o início acabou se surpreendendo. O CSP começou melhor a partida e chegou a dominar o adversário nos primeiros 20 minutos. O problema é que foi um domínio inócuo, sem ameaçar o gol de Genivaldo.
O Belo usou, então, o que tem de melhor: a paciência - o que, para muitos, passa a ideia de auto-suficiência. Mas o fato é que na primeira jogada bem tramada do time alvinegro, saiu o gol. Num grande lançamento de Frontini, Doda entrou livre na área e, na hora de concluir, foi derrubado por Alexandre. Pênalti claro. A cobrança foi de Pio. Precisa, longe do alcance de Ferreira. Mesmo sem merecer, o Belo abria o placar no Almeidão.
A partir daí, no entanto, o CSP se perdeu. E o que se viu nos minutos seguintes foi um verdadeiro bombardeio na área do Tigre. Aos 32, Rafael Aidar achou Frontini na área. O argentino mergulhou e marcou o segundo.
O Botafogo só não saiu com uma goleada no primeiro tempo porque Luís Paulo salvou em cima da linha outra cabeçada de Frontini. E, logo depois, Rafael Aidar não conseguiu concluir o cruzamento de Alex Cazumba.
A melhor chance do CSP caiu nos pés do artilheiro Soares. Numa bobeada da defesa botafoguense, a bola sobrou limpa para o camisa 9 do Tigre. A finalização parou numa grande defesa de Genivaldo, aos 43 minutos.
Tigre continua no ataque e acha golzinho no fim
O segundo tempo começou obedecendo o mesmo script do primeiro: o CSP rondando a área do Botafogo. Dessa vez, com mais objetividade. Aí, foi a vez do goleiro Genivaldo, que já tinha feito um bom primeiro tempo, se transformar no melhor jogador em campo.
Quando a bola passou pelo Paredão, a trave acabou parando o chute de Soares, aos 8 minutos.
Aliás, o camisa 9 do Tigre continuou travando um duelo à parte com Genivaldo. Em pelo menos três oportunidades, aos 30, 34 e 40 minutos, os dois estiveram frente a frente, sempre com o Paredão levando a melhor.
Se não conseguiu marcar, Soares teve a inteligência de criar a jogada do gol do Tigre. Foi aos 43, depois que ele recebeu lançamento de Léo Carioca. Dessa vez, ao invés de chutar, ele passou para Hélio Paraíba, que tinha acabado de entrar no lugar de Leandro. Hélio só teve o trabalho de tocar para as redes.
Gol que fez justiça à atuação do CSP, melhor em campo na maior parte do jogo. E que deixa a semifinal completamente aberta para ser decidida na próxima quarta-feira.

A OUTRA SEMIFINAL

O Campinense fez valer o mando de campo e venceu o Auto Esporte por 2 a 0, neste domingo, no Estádio Amigão, em Campina Grande na primeira partida das semifinais do Campeonato Paraibano. Badé, de pênalti, e Itallo, marcaram os gols do time rubro-negro no segundo tempo.
Com o resultado, a Raposa agora pode perder até por um gol de diferença, na próxima quinta-feira, para garantir a vaga na final do Campeonato Paraibano. Já pelo Auto Esporte, o time se classificará para a final em caso de vitória pelo mesmo placar ou mais gols no Almeidão.

Nenhum comentário: