O futebol como um fenômeno da cultura brasileira

As coisas só acontecem por acaso, necessidade ou vontade nossa! Epicuro - filósofo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Seleção Brasileira 2011 - Amistosos

Aplausos e vaias
SELEÇÃO BRASILEIRA JOGA MAL NA DESPEDIDA DE RONALDO MAS VENCE A ROMÊNIA
 Com UOL
Coberto com a bandeira do Brasil, Ronaldo recebe os aplausos de despedida da torcida no Pacaembu
Na noite de ontem (7), no estádio do Pacaembu, São Paulo, no jogo de despedida de Ronaldo com a camisa 9 do Brasil, a seleção brasileira venceu por 1 a 0 a Romênia, encerrou sua preparação para a Copa América com triunfo, mas Ronaldo empolgou mais que os jogadores ainda em atividade. Na etapa final, além de vaiar a equipe, a torcida voltou a pedir o “fenômeno”, em protesto. Teve até grito de olé nos passes romenos.
O Fenômeno entrou em campo às 22h24 e ficou 16 minutos em campo. Ele viu o time de Mano Menezes jogar em sua função: Neymar, duas vezes, e Robinho deram assistências preciosas. O ex-atacante desperdiçou todas. Não fez o gol prometido em seu 105º e último jogo pelo Brasil e parou sua conta com 67 gols. Fred faz o gol da seleção.
“Desculpe, tive três chances e não consegui fazer o gol nesses meus 15 minutos finais. Seria minha retribuição por tudo que vocês fizeram por mim. Muito obrigado”, disse ele, ainda no campo. Mesmo sem estufar as redes, Ronaldo teve o nome gritado pela torcida antes, durante e depois da participação relâmpago.
O time de Mano, por sua vez, prestou duas reverências ao camisa 9. Com a bola rolando, criou as três oportunidades de gol. Na saída para o intervalo, brasileiros e romenos fizeram um corredor humano para Ronaldo deixar o gramado. E o gol anotado no primeiro tempo colaborou para o clima ameno.
Gol anotado justamente por um coadjuvante de Ronaldo. Fred fez 1 a 0 para o Brasil aos 21 minutos, aproveitando ótimo passe de Neymar. Nove minutos depois, o atacante do Fluminense, com a camisa 19, deu lugar a Ronaldo, o astro da noite. Fred saudou o companheiro de ataque na Copa de 2006 mostrando respeito. O gol o deixara mais à vontade.
No segundo tempo, contudo, a seleção diminuiu o ritmo. Sem festa e sem Ronaldo, o Brasil tentou retomar a pegada do começo do jogo e não conseguiu. Melhor jogador antes do intervalo, Neymar tentou chamar a responsabilidade. Lucas entrou no lugar de Robinho, vaiado, e tentou ajudar na armação. O problema maior foi nas finalizações.
A irritação, então, passou a dominar parte da torcida. Muitos começaram a ir embora quando restavam mais de dez minutos de jogo. Lucas até amenizou um pouco o cenário negativo com suas jogadas individuais, mas foi pouco para agradar o público paulistano. O único a conseguir tal proeza foi Ronaldo.
FICHA TÉCNICA
BRASIL:
Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santos; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Robinho (Lucas), Neymar (Thiago Neves) e Fred (Ronaldo) (Nilmar)
Técnico: Mano Menezes
ROMÊNIA:
Tatarusanu (Pantillimon); Gardos, Papp, Rapa e Bourceanu (Giurgiu); Muresan, Torje, Latovlevici e Sanmartean (Alexe); Surdu (Tanase) e Marica
Técnico: Stefan Iovan
Gol: Fred, aos 21 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Muresan (ROM)
Público e renda: 30.509 pagantes e R$ 4.357.705,00

CONVOCAÇÃO PARA A COPA AMÉRICA

O técnico Mano Menezes decidiu apostar em jogadores importantes que se recuperavam de lesão e incluiu os nomes de Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato na convocação para a Copa América da Argentina. O treinador da seleção divulgou a lista de 22 nomes para a competição logo após a vitória sobre a Romênia por 1 a 0 nesta terça-feira no Pacaembu.
Fora dos amistosos preparatórios contra Holanda e Romênia, Ganso tinha a preferência expressa de Mano em relação a outros nomes testados, mesmo em tratamento e com apenas um jogo sob seu comando. O jogador do Santos está em fase final de recuperação de uma lesão muscular na perna direita e deve voltar a jogar por sua equipe na decisão da Copa Libertadores.
Pato, por sua vez, trabalhava em recuperação de uma lesão no ombro esquerdo, sofrida na rodada final do Campeonato Italiano. Nas últimas semanas, o atacante vinha seguindo cronograma acompanhado de perto dos médicos da seleção brasileira.
De resto, poucas novidades entre os cortes de Mano, que convocou 27 jogadores para os amistosos contra Holanda e Romênia já com a tarefa implícita de descartar alguns deles. No gol, por exemplo, as vagas ficaram com Julio Cesar e Victor, enquanto que Jefferson e Fabio acabaram cortados.
Atual campeão da Copa América, o Brasil encabeça o grupo B e enfrenta na primeira fase as seleções de Venezuela, Equador e Paraguai. A estreia da seleção de Mano Menezes acontecerá no dia 3 de julho diante dos venezuelanos em La Plata.




Nenhum comentário: